Teoria Eletromagnética

Prefácio

Este livro esta baseado no livro Eletromagnetismo (J. E. Villate, Mc Graw-Hill, Lisboa, 1999), que escrevi em 1999, após ter lecionado essa disciplina durante muitos anos na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Esse livro deixou de ser distribuído pelo editor e a tecnologia eletromagnética tem evoluído tanto desde 1999, que já era necessário escrever um livro novo. Alguns temas como células de combustível, ultracondensadores e LEDs, que eu desconhecia quando comecei a lecionar o eletromagnetismo há 25 anos, hoje em dia são muito importantes e devem fazer parte de um livro de texto.

Os diretores do curso de Engenharia onde leciono atualmente têm pedido também que seja feita uma introdução a alguns temas que não foram abordados no meu livro de 1999 como, por exemplo, teoria do sinal.

Como tal, espero que este livro resulte mas motivador e mais útil para os atuais estudantes de ciências e engenharia. Outro livro que escrevi, com nível mais elementar e com maior ênfase nas ferramentas computacionais, é o livro Eletricidade, Magnetismo e Circuitos, que pode ser consultado no sítio: http://def.fe.up.pt/eletricidade/

Jaime E. Villate
E-mail: villate@fe.up.pt
Porto, Agosto de 2015