Teoria Eletromagnética

Prefácio

Este livro é uma atualização do livro Eletromagnetismo (J. E. Villate, Mc Graw-Hill, Lisboa, 1999), que escrevi em 1999, após ter lecionado essa disciplina durante muitos anos na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Desde essa primeira edição de 1999, a tecnologia eletromagnética tem evoluído muito, tornando necessária uma novo versão. Alguns temas como células de combustível, ultracondensadores e LEDs, que eu desconhecia quando comecei a lecionar o eletromagnetismo há quase 30 anos, hoje em dia são muito importantes e devem fazer parte de um livro de texto.

Espera-se que este livro sirva de apoio as disciplinas de eletromagnetismo lecionadas nos cursos de Engenharia e Ciências, ou para quem quiser estudar esse tema de forma independente. O nível é introdutório, tentando expor as matérias simples e ilustradas por muitas figuras e gráficos. Cada capítulo contém para além da matéria teórica, alguns exemplos resolvidos, perguntas de escolha múltipla e problemas; são incluídas as respostas de todas essa perguntas e problemas, e num outro manual de apoio são resolvidos em pormenor alguns dos problemas propostos. O material de apoio e uma versão HTML deste livro encontram-se no sítio: https://def.fe.up.pt/eletromagnetismo/.

Esta nova versão inclui um capítulo sobre processamento de sinais, que é usado como introdução para o capítulo sobre circuitos de corrente alternada. Grande parte do material nesta nova edição é partilhado com o meu outro livro: Eletricidade, Magnetismo e Circuitos (https://def.fe.up.pt/eletricidade/). Livro esse com uma abordagem mais prática e menos teórica, com recurso a uma ferramenta de Álgebra Computacional (CAS).

Agradeço muito ao professor João Rui Guedes de Carvalho, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pelas sugestões e revisão muito cuidadosa do livro. Agradeço também aos colega João Carvalho, Maria Helena Braga e Joana Espain de Oliveira, pelas suas sugestões e estimulo para escrever este livro. Um agradecimento especial também para todos os estudantes do curso de Engenharia Informática de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que ao longo dos últimos anos têm contribuindo com comentários e sugestões muito valiosas; o seu entusiasmo e interesse têm sido fonte de alento para a escrita deste livro.

Jaime E. Villate
E-mail: villate@fe.up.pt
Porto, Setembro de 2019
Topo