ANÚNCIOS IMPORTANTES

Semana do 30 de março

Fotografia de Jaime Villate
Semana do 30 de março
por Jaime Villate - Domingo, 29 Março 2020, 21:09

Boa noite,

A partir de amanhã, segunda 30 de março, vou começar a dar sessões de vídeo-conferência (Colibrí-Zoom), para esclarecimento de dúvidas, durante as horas das aulas teóricas: segundas, 10:30-11:30 e quartas, 8:30-10:30. E nas terças haverá sessão entre as 9 e as 11 com a professora Joana.

Julgo que não se justifica fazer vídeo conferências 10 vezes por semana, para cada uma das 10 turmas por separado. Mas vamos ver como corre esta semana e, caso seja necessário, separaremos o grupo nas 10 turmas e daremos as aulas separadas.

O link para aceder às sessões aparecerá num anúncio que agora estará disponível diretamente num menú na coluna direita da página Moodle.

Passo agora a responder algumas questões que alguns de vocês transmitiram ao diretor do MIEIC.

Sugestões:

1. Continuar com as aulas práticas; os estudantes não entendem o motivo pelo qual estas não possam ser realizadas à distância da mesma forma que eram realizadas presencialmente, o professor resolvia exercícios enquanto nós acompanhávamos e tirávamos dúvidas.

Eu não consigo resolver problemas por vídeo conferência da mesma forma que o faço presencialmente. Parece-me mais fácil publicar a resolução, tal como já está a ser feito, e depois tirar dúvidas. Nunca usei Zoom mas vamos ver amanhã como resulta.

2. Passar a ter a cadeira presente na nossa página de Moodle como nas outras UC's, em vez de termos de aceder por um link presente no Sigarra.

Sigarra? Não precisam aceder ao Sigarra. Basta entrar em def.fe.up.pt/moodle Não vejo qual o problema em aceder def.fe.up.pt/moodle em vez de moodle.up.pt. É mais fácil entrar em def.fe.up.pt/moodle, que não precisa autenticação, do que entrar em moodle.up.pt que exige log-in.

3. Utilização de uma plataforma como o Slack (para que haja uma interação mais imediata e menos formal do que por email) ou até um fórum no Moodle para discussão de dúvidas de modo a que possamos ter acesso às dúvidas dos nossos colegas.

Já existe um fórum Moodle para discussão de dúvidas. Até agora eu tenho sido o único a colocar e responder dúvidas lá. Em relação ao Slack, imagino que será semelhante ao Zoom que vamos experimentar amanhã? Também reparem que já tinha dito que podem telefonar-me e fazer vídeo chamadas no WhatsApp ou no Facebook; o e-mail não é a única forma de me contactarem.

Finalmente, a minha opinião é que para que o ensino a distância funcione deve haver maior autonomia por parte dos estudantes. Há desvantagens mas também há vantagens que só podem ser aproveitadas dando mais autonomia em vez de tentar manter um horário de aulas como no ensino presencial.

Cumprimentos,

Jaime Villate